Pular para o conteúdo

CAPIXABA DE FERRO – 2021

  • por

CAPIXABA DE FERRO - 2021

No dia 24 de outubro competi meu primeiro triathlon olímpico. Isso quer dizer que eu fiz a distância das olimpíadas ( daí o nome olímpico).  Nessa competição são 1500m de natação, 40km de bicicleta e depois 10km de corrida.

Eu já havia feito dois sprints em 2019 ( 750m + 20km + 5km ) e foram  muito difíceis, mas esse agora foi muito pior. 

 

A competição aconteceu na praia de Bacutia em Meaípe ( ES). A organização do evento foi muito boa. Achei muito legal que os organizadores reservaram um sol para cada atleta porque vou te falar, que calor.  Como sou muito grande sofro nessas temperaturas, mas acho que todo mundo penou debaixo daquele sol.   

 

Competir é algo que faz muito bem. É uma descarga de adrenalina positiva, boa para dar vazão aos estresses da nossa rotina tão cansativa. 

 

Vou dividir a prova em partes, mais para ficar um registro para eu poder voltar e comparar com as próximas provas

PRÉ PROVA:

Pré prova – acho que falhei pois deixei pra montar minha área de transição muito em cima da hora e no fim o tempo ficou apertado, cheguei na largada da natação em cima da hora. 

Isso mesmo tendo acordado as 4h da manha e tomado café as 4:30.   A foto foi tirada as 5 da manha, saindo do hotel. 

1500M - NATAÇÃO

A nataçao foi bem diferente, pois teve o formato de um M ( ou W). Achei a visualizaçao dificil, mas o mar estava bem calmo. 

Fiz a natação para 23:58 em um ritmo de 1:40s/100m. acho que poderia ter forçado um pouco mais para sair melhor colocado, mas como foi a primeira prova desta distância decidi ser mais conservador.

T1

T1 – transição tranquila, não esqueci nada, um pouco demorada 3´19´´ – A dificuldade de sempre em tirar o wetsuit, mas fora isso tudo dentro do previsto 

Ainda não dominei a técnica de deixar a sapatilha clipada, talvez nunca domine.

4O KM - BIKE

Bicicleta – trajeto com morros ( rolling hills ) e  aqui as coisas começaram a não ir do jeito que eu imaginei. Já sai com a sensação de frequência cardíaca alta e as pernas começaram a reclamar logo no começo.  Os morros foram muito cruéis comigo. Eu não sou um bom escalador. Outra coisa que não me ajudou foi o vácuo, como era liberado, quem domina essa técnica foi muito beneficiado e é óbvio que eu não tenho habilidade suficiente para seguir na roda dos fortes ( por enquanto …..).  

Meu erro na bike foi tomar pouca água, algo que acredito me custou caro mais pra frente 

tempo de bike 1h e 15m – velocidade media – 30,5 km/h – fc media – 158 bpm 

T2

t2 –  corri a transição de sapatilha ( também nao dominei a tecnica de tira o pe da sapatilha antes de chegar na area de transiçao) , foi ok, melhor que tentar algo que eu não havia treinado. tempo de  2´45´´

CORRIDA

Corrida – aqui foi onde o caldo entornou. Sai pra correr e estava ótimo. Achei que ia brilhar, mas olhei pro relogio e vi que a fc estava la nas alturas.  Comecei em um pace de 5, o que é muito forte pra mim, mas no começo estava indo bem, então arrisquei.  No quilômetro 4 eu bati na parede, senti muito cansaço e acabei andando. Na minha opinião quem cobrou o preço aqui foi a desidratação. Tomei pouca água na bike e o dia estava muito quente, chegou uma hora que meu corpo não conseguiu acompanhar minha cabeça. Eu fui alternando trechos de caminhada com corrida até o quilômetro 6 quando achei minhas pernas de novo e consegui correr o resto da prova, mas obviamente meu pace foi para 5:50.  

Tempo total de corrida 58´32´´ – pace médio de 5:38 min /km e fc média de 172. 

CONCLUSÃO

Tempo total de prova 2h 44min e 14 s 

Foi um aprendizado muito duro. Mas citando Fábio Menezes “ A experiência é uma professora cruel. Dá a prova e só depois ela ensina a lição. “ 

No mais, adorei fazer a prova, mesmo com os percalços ou talvez por causa deles. Competir é isso, fazer o seu melhor e lidar com as adversidades. Teve gente muito pior, que caiu da bike, que teve acidente, que não completou.  Dessa forma eu não tenho nada do que reclamar, só tenho a agradecer e me preparar para os próximos desafios. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *