CUIDADOS PRÉ OPERATÓRIOS PARA CIRURGIA DE COLUNA

CUIDADOS PRÉ OPERATÓRIOS PARA CIRURGIA DE COLUNA

Todo paciente tem medo de cirurgia de coluna,  vou te contar um segredo, os cirurgiões também tem.  Não tem como fazer uma cirurgia em uma parte tão nobre do corpo e nao ficar com receio de alguma complicação. É por isso que a gente toma todo cuidado durante a cirurgia para diminuir o risco de lesão de nervo, infecção, sangramento, alem de outras inúmeras coisas que podem dar errado.

A segurança e os cuidados são pontos fundamentais para uma boa cirurgia. Entretanto, não é só o médico que deve se preparar para a cirurgia. O paciente também deve se preparar e existem medidas que ajudam a otimizar sua experiência e diminuir os riscos do procedimento a que você vai ser submetido.

Sim, VOCÊ!

Leia as dicas abaixo ( ou veja o vídeo) , se prepare bem e te desejo um excelente procedimento

AVISO : As dicas que eu vou escrever aqui são orientações gerais, elas se aplicam à maioria dos pacientes, mas se o seu Clínico, Cirurgião ou Anestesista fizerem recomendações que diferem das minhas – COM CERTEZA – siga as recomendações deles, pois serão específicas para você

1a Recomendação : Horário de chegada ao hospital

O ideal é chegar ao hospital com no mínimo uma hora de antecedência do seu procedimento.  Isso dá tempo de você fazer sua internação com calma e ser levado ao Bloco Cirúrgico.  Lembre – se que o dia da cirurgia é um dia de muitas emoções e ansiedade. Assim, tudo que você fizer para diminuir o estresse ajuda muito.

Essa regra de uma hora vale muito para as cirurgias que ocorrem no começo da manhã.  Quanto mais tarde for a sua cirurgia, maior a antecedência que deve chegar ao hospital.  Durante o dia vão ocorrendo outras cirurgias, ocorrem as urgências e outros desafios.  Assim, pode ocorrer de você chegar ao hospital e demorarem para te atender, ou pode haver um problema na internação.  Assim se o seu procedimento for na parte da tarde é melhor chegar com ainda mais antecedência.

2a Recomendação : Banho Pré Operatório

O banho pré operatório é um passo essencial para garantir a sua segurança.  Na verdade são dois banhos, um banho na noite antes do procedimento e outro no dia da cirurgia.

Esses banhos devem ser feitos com sabonete específico  chamado de Clorexidina em concentração de 2% (Clorexidina 2% – vide foto )

O uso desse sabão específico tem a finalidade de diminuir as bactérias da pele. Normalmente todos nós temos bactérias na pele e elas não fazem mal, mas quando vamos operar é outra conversa.  Isso porque essas bactérias são as principais causadoras de infecção pós-operatória, assim diminuir a quantidade antes da cirurgia diminui a chance de uma infecção.

3a Recomendação - Jejum Pré Operatório

Todo procedimento na coluna precisa de Jejum.  Quanto tempo de jejum pode variar um pouco de lugar para lugar e de procedimento para procedimento.

As recomendações gerais são de 8 ( oito) horas de jejum de líquidos e alimentos sólidos.  Dessa forma, se a sua cirurgia estiver programada para 7 horas da manhã, você faz a última refeição às 23 horas do dia anterior e depois não come mais nada e não bebe mais nada.

As únicas exceções para essa regra são os remédios. Se você tem que tomar algum comprimido no dia da cirurgia (vamos ver isso na próxima dica), é só ingerir o comprimido com um pouco de água, bem pouco mesmo.

4a Recomendação - Medicações quais manter e quais interromper

A maioria das medicações deve ser mantida de forma habitual.  Elas devem ser ingeridas nos horários de costume, mesmo no dia da cirurgia.  Como mencionado anteriormente, é só consumir com um pouco de água.  Nessas medicações que devem ser mantidas estão

• Remédios para o tratamento de Pressão Alta
  • Medicação para tratamento de depressão
  • Medicação para dormir
  • Remédios para tratamento de problemas cardíacos

Algumas classes de remédios requerem um cuidado especial e você deve sempre conferir antes da cirurgia.

Dentre essas categorias destaco

• Medicações para o Tratamento do Diabetes – principalmente a Insulina
  • Medicações para evitar coagulação ( anticoagulantes)

Pacientes que usam Insulina devem conversar com o médico que o acompanha, pois a dose da medicação deve ser ajustada, tanto no dia antes da cirurgia, quanto no dia do procedimento.

Os anticoagulantes requerem um cuidado ainda maior. Isso porque eles podem aumentar o sangramento durante a cirurgia e colocar a sua vida em risco.  Alguns têm que ser substituídos, outros devem ser interrompidos. Dessa forma, o melhor é conversar com a equipe que vai fazer a cirurgia a avisar do uso dessas medicações.

5a Recomendações - Quais exames levar no dia da Cirurgia

Em relação aos exames de sangue :  Tente levar os mais recentes, principalmente os que foram solicitados para o risco cirúrgico. Eletrocardiograma e também as avaliações do cardiologista e do anestesista.

Em relação aos exames de imagem:  De novo, leve os mais recentes.  Principalmente a ressonância, mas também leve algum raio x específico que o seu cirurgião solicitou durante o acompanhamento.  Lembre – se leve os exames mesmo se o médico os viu antes da cirurgia.  É muito comum a equipe cirúrgica colocar algumas imagens na parede do bloco cirúrgico para conferir durante o procedimento.

Em relação aos exames use sempre a máxima :

• É melhor sobrar do que faltar

6a e última recomendação : O que levar e o que não levar no dia da cirurgia

O que levar :

• identidade/ pedido de internação (guia de cirurgia) / carteira do convênio
  • livro ou celular ( quase nem precisa falar pra levar, a gente não vive sem ele)
  • itens de higiene pessoal ( escova de dente, pasta de dente, etc)
  • se for ficar mais tempo internado(a) – pode levar um computador, carregador de celular, pijama e roupas confortáveis

O que NÃO levar :

• lentes de contato ( prefira óculos)
  • maquiagem
  • roupas apertadas