Escoliose causa e sintomas

ESCOLIOSE

CAUSAS :

Na maior parte dos pacientes não há uma causa definida, nesses casos recebe o nome de Escoliose Idiopática.  A faixa etária mais acometida é entre os adolescentes e principalmente nas meninas. Nesses casos temos a ESCOLISOE IDIOPÁTICA DO ADOLESCENTE

Existem escolioses que possuem causa definida. Alterações congênitas como uma ou mais vértebras alteradas podem causar deformidades. Essas podem ser detectadas no nascimento ou no começo da infância.   Doenças neuromusculares, como a paralisia cerebral ou neurofibromatose também podem causar escoliose

SINTOMAS:

Na maioria dos casos a escoliose não causa dor.  Assim, quando não diagnosticada pode progredir para curvas maiores sem que o paciente ou os pais notem a deformidade.

Os sinais que mais chamam a atenção são:

• Ombros assimétricos – um ombro está mais alto que o outro
  • Giba na coluna torácica – devido a rotação das costelas um lado está elevado, mais fácil de ver quando o paciente inclina para frente (chamado de teste de Adams)
  • Assimetria das mamas na menina ou do tórax nos meninos
  • Assimetria da cintura

Esses sinais podem ser percebidos pelo próprio paciente, por pais ou professores.  Se houver a suspeita é muito importante a avaliação de um ortopedista para que possamos fazer um diagnóstico precoce e iniciar o tratamento imediatamente.