Pular para o conteúdo

Escoliose definição

  • por

ESCOLIOSE

O QUE É ESCOLIOSE :

O termo tem origem no grego σκολίωσις (skoliosis), que significa “curvatura”, ele é usado para os desvios da coluna vertebral no plano frontal, o que quer dizer o paciente sendo visto de frente ou de costas para o médico. 

Entretanto, a definição mais correta é que escoliose é  uma deformidade que acomete os três planos da coluna vertebral: frontal, sagital, transverso. Isso facilita o entendimento que é uma alteração complexa que exige bastante atenção. 

Esses desvios são medidos em graus. Curvas até 10 graus são consideradas fisiológicas e estão presentes em muitos de nós.  Acima desse valor podemos considerar essa deformidade como escoliose. 

Entretanto o Termo : ESCOLIOSE abrange uma gama de alterações.  Gosto da analogia do carro. Se você me disser que tem um carro eu consigo entender o conceito, mas pode ser um fusca ou uma Ferrari. E vamos concordar que existe uma grande diferença entre os dois. 

Essas curvas podem estar presentes ao nascimento, iniciarem na infância ou, o que é mais comum, desenvolverem durante a adolescência. A maioria dos pacientes apresentam curvas pequenas, mas em alguns casos essas deformidades podem progredir e necessitar de tratamento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *