Pular para o conteúdo

HÉRNIA DE DISCO

HÉRNIA DE DISCO

Antes de falarmos o que é a Hérnia de disco, temos que definir o que é o disco??? 

Os ossos da coluna são chamados de vértebras. Existem 33 vértebras na coluna, sendo 7 cervicais, 12 torácicas, 5 lombares, 5 sacrais e 4 coccígeas. Os discos intervertebrais são estruturas fibrocartilaginosas que ficam entre as essas vértebras.  Temos disco na coluna cervical (pescoço), torácica e lombar. Os discos têm a várias funções, mas a principal é de amortecimento. Assim, cada passo, corrida, saltos e outras atividades, os discos absorvem o impacto e protegem a coluna. 

Esse disco pode ser dividido em duas partes. A parte de fora (Anel fibroso) é mais dura e funciona como uma “cápsula” que segura a parte de dentro (núcleo pulposo) , que é praticamente um gel, que composto de agua e colágeno.  

Quando somos jovens os discos estão repletos de agua e são mais macios, dessa forma lidam melhor com os desafios do dia a dia.

Na medida que envelhecemos ocorre a degeneração do disco, com perda de água. 

A hérnia de disco é definida como uma migração da parte de dentro do disco. 

 

E porque ela ocorre? Essa é uma pergunta difícil de responder porque as causas são multifatoriais. A genética é um fator muito importante, mas também entram estilo de vida, sobre peso, sedentarismo, tabagismo entre outros. Independente da causa o resultado é um enfraquecimento da parte de fora do disco com um extravasamento do conteúdo de gel. O mais frequente é esse gel ir para trás, para dentro do canal medular e comprimir um dos nervos que passam pela coluna, como algumas das raízes que dao origem ao nervo ciático. 

Quais são os sintomas da hérnia?

 

Eles variam muito. Alguma pessoa não tem sintomas ou tem sintomas muito leves, como um desconforto na região lombar.  Já outros pacientes sofrem bastante, apresentam dor forte e se houver compressão de um nervo podem sentir uma sensação de choque que irradia. Se a hérnia for no pescoço a dor pode irradiar para os braços e mãos, se for na coluna lombar pode irradiar até a panturrilha ou mesmo para o pe. 

 

 Nos casos mais graves pode haver perda de forca e esses são os pacientes que precisamos ficar mais atentos. 

Agora vamos falar de tratamento?

 

Todo paciente com hérnia de disco necessita de Cirurgia???????

Na verdade, a minoria dos casos vai necessitar de cirurgia.  A maioria dos pacientes apresenta boa resposta com o tratamento conservador.  De forma geral gosto de iniciar o tratamento com medicação para alivio da dor e uma boa fisioterapia.

 

 Outras medidas também podem ajudar, calor loca, acupuntura, massagem entre outras.

E os pacientes que mesmo com todo o tratamento conservador não apresentam melhora????

Para esses ainda temos a opção de realizar infiltração de medicação na área da hérnia para tentar otimizar o controle da dor

Agora se mesmo assim houver falha do tratamento ou nos casos de perda de força importantes, está indicado o tratamento cirúrgico.

Os tipos de cirurgia serão abordados em outro post.

Espero ter esclarecido algumas dúvidas.

 

19 comentários em “HÉRNIA DE DISCO”

  1. Eu mim enguadro no caso mais grave tenho ernia de disco no o pescoço e na lombar to sofrendo muito com fortes dores e dormência das mãos, pés e calcanhar
    Estou tentando tratamento pelo Ipsemg e n consigo contato
    Agora pra começar estou c.wuadro de depressão tentei suicídio de dexispeiro

      1. Wellington Henrique da Silva

        Bom dia pelo jeito estou com hérnia no pescoço e lombar sinto muita dor na perna e um pouco menos nas mão o mais engraçado que faço luta jiu-jitsu no treino não cinto nada mas depois tem vez que doi

    1. Eu também estou esperando pelo ipseng e só agora consegui os médicos e tô achando que vou ter que operar mas não perde muita força não mas a panturrilha e o pé dói muito

  2. Coluna .erni de disco.lombral bico de papagaio queria um remédio natural para levar das dores.poquer já sou idoso com 66 anos.tem águn remédio natural

      1. Estou com uma dores absurdas na lombar. O mais curioso é que caminho o dia todo, faço academia, agacho e não sinto nada, mas ao anoitecer, eu deito na cama ou sofá pra relaxar, e depois quando levanto, imediatamente começo uma dor forte na lambar, que vai aumentando, eu trava o corpo, ate prendo a respiração e derrepente essa dor vai aliviando e volta ao normal eu alguns minutos. Mas se eu deitar novamente aconte tudo de novo ao levantar. Será algo relacionado a hérnia?? Até parei com academia de preocupação.

  3. Maria Nilza da Silva e Viana

    Boa noite, estou a uma semana, tomando remédio para um desconforto na perna direita, uma sensação de dormência e dor, que intensificou com um agachamento livre na academia. Já tomei uma caixa de remédio fortíssimo e não melhorou. Tenho 54 anos, 84kg, 1,69m , estou preocupada em não poder voltar a fazer atividade física, pois sei o quanto preciso me exercitar. Às vezes sinto fisgada é uma sensação de dormência, tem algo que posso fazer?
    Me ajude Doutor🙏

  4. Lucia Maria dos Santos Reis

    Boa tarde , Dr meu caso é um pouco difícil, já fiz 2 cirurgias na coluna lombar, a última a 2 meses atrás, eu tinha que colocar placa e parafuso, mas não foi possível ,pois estou com osteoporose, estou ,de cama sentindo dores orriveis, os medicamentos eu estou tomando não tiram a dor, comecei fazer bloqueio, já fiz duas cessões, mas a dor melhorou muito pouco, o que devo fazer, fico desorientada de tanta dor.

  5. Lucia Maria dos Santos Reis

    Boa tarde Dr, estou com um problema sério na coluna lommbar, já fiz duas cirurgias e não adiantou, estou de cama sentindo muita dor, medicamentos não fazem mais efeito, comecei a fazer bloqueio , mas a dor diminuiu muito pouco, o que eu devo fazer mais? Estou desesperada.

  6. Pingback: tadalafil prostate

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *